Taxas de investimentos


o’que é taxa selic

Taxa Selic é taxa de juros com que o governo retribuir ou pagar os títulos do endividado.

Governo emite esses títulos do endividados para financiar a máquina pública utilizando também como modo de tira esse dinheiro da maquina pública , oferecendo juros maiores de quem é endividado ou para quem poupa , assim , controla a infração . Quando governo paga esses juros influenciam diretamente a atividade nos fundos imobiliário . 

Quanto maior a taxa Selic , menor a atividade no fundos imobiliário . 


Começou uma grande expansão em 2012 no mercado imobiliário uma maior valorização das cotas , justificativa do governo e que estava fazendo incentivos internos devido a taxa Selic começou a apresentar uma trajetória de queda .


Com a taxa Selic mais baixos , ouve grandes aumento de investidores e na oferta pública nesse mercado .


Em 2013 a taxa Selic entrou com uma tendência de alta devido a tentativa do governo de frear a inflação . Nesse mesmo período outros tipos de  investimento como LCIs, CDBs e Tesouro Direto atrelados a SELIC e ao CDI passaram a ser o principal investimento do mercado financeiro , e os mesmos passaram por desvalorização de suas cotas .

IGP-M o que é 

IGP-M e responsável corrigir o índice de inflação matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais , também , o índice de  dos alugues do Brasil , influencia diretamente o endividado recebidos nos Fundos Imobiliários.

IPCA o que é

Apesar do IGP-M ser um principal influenciador , esse índice não e o mais utilizado . O IPCA é o adequado e também o mais utilizado para a inflação . De uma maneira geral distorções que podem acontece protege a renda do comprador dos fundos imobiliário .

Custo pela Operação 

Para fazer uma compra numa cota de fundos imobiliário e necessário dar uma ordem de compra na bolsa o mesma ordem que utiliza para fazer compra em ações ,essas ordem tem um custo na operação .

Este custo pode variar de corretora para corretora que o investidor utilizar , geralmente o custo e de 15,00 reais para cada compra ou lote de ações . 

O que é Taxa de Custodia 

Esta taxa em torno R$ 10,00 por mês . Mantém suas cotas, o custo de custodia vai incluir a cada mês , caso o investidor já tenha ações ou outro tipo de ativo negociado em bolsa que incide a custodia, ele não precisará pagar nada a mais, pois a custódia é cobrada somente uma vez.

O que é a taxa de administração

Esta taxa de administração é um serviço necessário ao funcionamento do fundo ,cobrado pelo administrador um pagamento pela prestação de serviço como gestão da carteira entre outros demais serviços  .


O regulamento tem que apresenta um regulamento pela administração e qual taxa que vai ser cobrado pelo administrador , deve estar atento a isto pois não há limites mínimo e máximo do percentual que pode ser cobrado na administração .


Administrador não pode aumentar a taxa de administração sem prévia aprovação da assembleia geral . Mais o administrador pode baixa a taxa comunicando o fato a CVM e aos cotistas.

O que é a taxa de performance

Esta nos termos do regulamento , uma taxa cobrada quando o resultado do fundo supera um certo patamar previamente estabelecido . espécie de remuneração baseada no resultado ,cobrado pelo administrador caso a rentabilidade do fundo seja superior à do referencial estabelecido .Cobrança por período, no mínimo, semestral ,  a cobrança da taxa não pode haver um valor da cota do fundo for inferior ao seu valor por ocasião da última cobrança efetuada.